top of page

Psi.

Joel Reis

Buscar

ELA NÃO SABIA DIZER "NÃO".



"Sempre pronta para resolver os problemas de todos. Sempre, mesmo que doesse muito. Sempre, apesar do cansaço. Adiando, infinitamente. O corpo não poderia sustentar esse caminho. Várias doenças surgiram que não respondiam ao tratamento médico. Não era bactéria, nem metabolismo, nem vírus era estresse, frustração, angústia. Ninguém percebeu. Todos pensavam que ela sempre poderia, que ela era a mais forte, que não precisava de ninguém. Naquela solidão de abraços que nunca vieram, de uma calma não permitida, de uma demanda que nunca parou, de lágrimas que nunca viram, ela atingiu o fundo do poço. Ela se tornou a 'louca', aquela com crises injustificadas, aquela que todo mundo mandava para o psiquiatra. E naquele fundo de angústia e desamparo, ela foi capaz de 'perceber'... Perceba que, quando não há outros braços, você pode se abraçar. Que é inútil esperar que o outro faça o que ela faria, porque é o outro. Perceba que às vezes, os NÃO são necessários. A abnegação pode ser uma virtude moral, mas não tem nada a ver com saúde mental: é sacrifício. E o sacrifício constante dói. Deixa você doente. Quando você dá a sua vida por outra pessoa, você a perde. É como um suicídio em câmera lenta. Está morrendo um pouco a cada dia. Sacrifício, dor, doença, suicídio, morte... Não é assim, NÃO deveria ser assim! Você só sai desse caminho amando a si mesmo."💕 (Lele Mello)

Confira as 6 estratégias para aprender a dizer não

Como aprender a dizer não? Dizer não faz parte do amadurecimento de todo ser humano e demonstra amadurecimento emocional. Caso você seja uma pessoa que tem muita dificuldade em dizer não, é importante entender quais fatores que causam esse tipo de comportamento que atrapalhar sua vida pessoal e profissional.

“Dizer não” é algo muito desconfortável para boa parte das pessoas e, por esse motivo, é comum que as pessoas prefiram dizer sim para evitar situações desagradáveis. Prestatividade é algo extremamente positivo mas é preciso ter limite e entender que é importante dizer não e ter em mente que saber recusar determinada tarefa, demanda ou situação também é uma grande virtude.

Esse tipo de comportamento é muito comum em pessoas que não desenvolveram suas competências emocionais e precisam agradar o tempo todo.


Estabeleça prioridades

Ter objetivos comuns, trabalhar pensando coletivamente e pensar nas outras pessoas é importante. Porém, é muito importante priorizar suas próprias demandas e não se sacrificar por tarefas que, na realidade, não são suas. Aprenda a não comprometer a sua agenda por conta de demandas de terceiros.

Seja honesto e educado

Quando precisar dizer não para alguém, procure sempre ser honesto e evitar falar de maneira ríspida e grosseira. Evite inventar desculpas e seja o mais transparente possível.

Barre a necessidade de agradar

Quando sentimos medo do que as outras pessoas vão pensar, acabamos nos aprisionando. É muito importante barrar esta tendência e perceber que não vale a pena ficar dependente dos pensamentos alheios.

Cuide de você

Você anda se tratando bem? Ou será que se preocupa tanto com as outras pessoas que acaba esquecendo de você? É importante que você pare por um momento e reflita sobre isso. Passe a se dar a devida importância e cuide melhor de si mesmo. Lembre-se: até para auxiliar as pessoas com quem você convive você precisa estar bem com você mesmo.

Não se sinta culpado

O sentimento de culpa é um grande sabotador. É muito importante barrar esse sentimento quando você precisar dizer não. Lembre-se: você tem todo direito em recusar algo que você não se sinta confortável em fazer e não tem a obrigação de dizer sim pra tudo.

Saber dizer sim também é importante

Saber dizer não é igualmente importante como dizer sim! É importante desenvolver um equilíbrio e ter critério para não acabar pendendo sempre para o mesmo lado. Não deixe de exercitar sua empatia, altruísmo e seu senso de colaboração.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Entender suas emoções e como elas impactam no seu comportamento é extremamente importante para aprender a dizer não e para reconhecer os momentos que é preciso ceder e dizer sim! Quer melhorar seus relacionamentos interpessoais?


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page